Confira:

Em reunião realizada na última terça-feira (02) a pedido do Presidente João Batista Ferreira, o Grupo Certel apresentou aos legisladores municipais o Projeto de Construção da Usina Hidrelétrica junto à Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul. Na ocasião, os vereadores fizeram indagações sobre esta importante construção, levando as demandas do município aos representantes da cooperativa.

Confira abaixo detalhes deste projeto:
Quando iniciam as obras?
- As obras estão previstas para iniciar em janeiro de 2024, com projeção de três anos para sua conclusão.

Qual o valor do Investimento?
- O investimento será de mais R$ 250 milhões na região, envolvendo até quinhentas pessoas entre empregos formais e informais durante a construção. Após a conclusão, cerca de cem mil clientes serão atendidos através da energia gerada pela Usina Hidrelétrica.

A Certel será a nova distribuidora de energia do município?
- Não. A concessão para empresas distribuidoras de energia é feita através da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) por meio de contratos. Em Bom Retiro do Sul esta concessão/permissão já foi atribuída para companhias que hoje prestam os serviços no município.

Será possível visitar a Usina Hidrelétrica?
- Por se tratar de um ambiente que envolve alto risco, apenas passeios guiados e institucionais agendados poderão ser realizados.

A Certel vai gerir a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul?
- A Certel será detentora apenas da Usina Hidrelétrica. O órgão do governo que detém os direitos da Barragem Eclusa é o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e assim continuará sendo. Há tratativas para que a Certel possa assumir parcialmente alguns setores de interesse, mas o órgão federal seguirá sendo o detentor da Barragem Eclusa e dos serviços prestados às embarcações.

Como o município pode se beneficiar com esta construção?
- O principal benefício vem através da arrecadação de tributos. Conforme o prefeito Edmilson Busatto, existem diálogos com o município de Cruzeiro do Sul para que este recolhimento de impostos seja compartilhado. A Certel também poderá fornecer mais um ponto de distribuição de energia para a RGE, fortalecendo o setor no município. Outro benefício é o potencial turístico, atraindo mais visitantes, fomentando o comércio local.

A reunião foi conduzida pelos vereadores municipais e contou com a presença do Prefeito Edmilson Busatto. Representando o Grupo Certel estiveram presentes na Câmara Municipal o Vice-Presidente Daniel Sechi, o Diretor de Geração e Comercialização Julio Salecker e o Supervisor de Engenharia Felipe Drebes.

Data de publicação: 02/05/2023