Nesta terça-feira, 22 de agosto, o vereador Tiago Delwing Pedroso (PSD) colocou projeto de lei com objetivo de prestar homenagem ao ex-prefeito Edgar Silvestre Drehmer.

Nesta terça-feira, 22 de agosto, o vereador Tiago Delwing Pedroso (PSD) colocou projeto de lei com objetivo de prestar homenagem ao ex-prefeito Edgar Silvestre Drehmer, primeiro prefeito de Bom Retiro do Sul, denominando o Espaço Mais Cultura, situado junto ao Parque Por do Sol, com seu nome.

Edgar Silvestre Drehmer, primeiro prefeito de Bom Retiro do Sul, assumiu o Governo do Município, empossado na noite de 31 de maio de 1959, pelo Exmo. Senhor Dr. Otávio de Oliveira Santos Juiz da Comarca de Estrela e pelo Dr. Armingo Edgar Lauxa, representando o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral, assumindo no dia 1º de junho de 1959.

Edgar, homem público de conduta ilibada, trabalhador, honesto, pai de família exemplar, que conquistou com muito mérito obras importantes para nosso município, como exemplo, 24 quatro prédios escolares, justificando tão somente nisto o seu nome para o Espaço Mais Cultura de nosso município. Mas não foi só, foi muito mais, com a sua interferência, com o apoio do então Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Senhor Dr. Leonel de Moura Brizola, fez com que houvesse o reinicio das obras da Barragem Eclusa, as quais haviam sido paralisadas.

O ex-prefeito conseguiu no seu mandato auferir o respeito e admiração não só dos munícipes, mas também da Região e do Estado do Rio Grande do Sul. A qualidade de vida, o crescimento e o desenvolvimento de qualquer comunidade, bairro e município depende e tem relação direta com a formação, a abnegação e a disposição ao trabalho por parte de seus moradores. Sua incessante busca por melhor qualidade de vida individual, familiar e coletiva, fez com que fosse um cidadão respeitado e admirado, pois, num mundo concorrencial e extremamente consumista, é cada vês mais raro encontrarmos pessoas com disposição para se dedicarem a causas coletivas.

Tribuna Livre

Jéferson Luis Klunck, utilizou a tribuna livre, para declarar sua desaprovação sobre a repercussão do projeto Jovem Vereador, de autoria de Filipe Turatti (PT), rejeitado pela Câmara de Vereadores. Segundo Jéferson, sua filha de 13 anos, tem sido assediada pelos professores para que participe de sessões da Câmara para protestar sobre o assunto. “Na escola não é lugar de influenciar crianças por causa de picuinhas de política, não concordo que uma criança de 13 anos tenha de passar por isso e ainda chegue em casa revoltada com os pais, pois quer vir pra cá. Escola não é lugar de fazer politicagem”, declarou.

Indicações

O vereador Alessander Negreiros Fritscher (PSB) solicitou a construção e reforma de abrigos para passageiros de ônibus.  Construir um na Saibreira e reformar outros dois, na  estrada do Faxinal, na comunidade de São Francisco e Pedreira. Segundo Alex, a indicação visa dar melhores condições de conforto e segurança aos usuários dos serviços de transporte coletivo. “Para os abrigos junto a RS 129, peço que já providenciem a autorização junto ao Daer, e que busquem executá-los com agilidade pois a população carece desta melhoria”, colocou.

Já Antônio Manoel Pereira (PTB) pediu a recuperação da Estrada Francisco da Conceição que vai da RS 287 - nas proximidades do Pardal - até os Carvoeiros, no Faxinal do Silva Jorge. Toninho colocou que a via está em precárias condições de trafegabilidade, carecendo de urgentes providências.

Airton Giacomini (PDT) pediu a recuperação do calçamento da rua dos Emancipacionistas, quanto aos desníveis nos paralelepípedos, pois há pontos na rua que oferecem risco de acidentes aos motoristas.  Em outra indicação, Giacomini pediu a construção do Pórtico de acesso à cidade conforme réplica de dois pilares da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul.

Data de publicação: 22/08/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gegorius