A Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), através da Corsan, deu início, na última semana, à construção da base do reservatório de 100 m³ para garantir o garantir o abastecimento de água no bairro São João, em Bom retiro do Sul. “Estamos trabalhando para que o mais breve possível a população de Bom Retiro do Sul tenha o direito sagrado de acesso à água e sem interrupções”, afirmou o secretário da pasta, Fabiano Pereira.

A construção de um novo reservatório havia sido solicitada em outubro, durante reunião de comitiva do município com o titular da SOP. Conforme o vereador Alessander Negreiros Fritscher (PSB), integrante da comitiva, o problema se arrasta há 15 anos no município. “O reservatório que atende a parte alta da cidade tem cerca de 30 anos e já não comporta a demanda”, explicou o parlamentar à época.

A construção do novo reservatório havia sido encaminhada na reunião e sua construção está dentro do prazo previsto.  Além disso, foi instalado um booster (bomba) junto ao reservatório do bairro São João para elevar a pressão na rede. Uma comitiva da SOP, liderada pelo diretor de Saneamento da Secretaria, Jean Bordin, vistoriou o equipamento no último mês de dezembro.

Entre outras ações previstas, a longo prazo, destaque para a construção de outros reservatórios com capacidade para 100 m³ ou a construção de uma estrutura com 500 m³. “Também estudamos alternativas para mudar o local de capacitação de água para o município para potencializar o serviço”, informa o superintendente Regional da Corsan, Felipe Agostinho Caimi.

SAUL Teixeira – jornalista – Ascom SOP/RS

Fonte: SAUL Teixeira – jornalista – Ascom SOP/RS