O diretor de Saneamento da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), Jean Bordin, debateu, nessa quinta-feira (21), estratégias para ampliar o abastecimento de água em Bom Retiro do Sul. Recebido pelo vice-prefeito Eder Ciceri e por vereadores, ele também vistoriou alguns investimentos já realizados. “Nossa prioridade é atender as localidades mais altas do município, principalmente os bairros São João e Laranjeira”, disse Bordin. A agenda foi motivada por visita de comitiva do município no mês de outubro ao secretário Fabiano Pereira.

Conforme o titular da SOP, Fabiano Pereira, a Secretaria está empenhada para garantir o funcionamento dos serviços. “Os problemas de abastecimento são históricos no município e estamos trabalhando com soluções a curto, médio e longo prazos. Estamos atuando para garantir à população o direito sagrado de acesso à água”, repercutiu Fabiano Pereira.

Entre as estratégias já adotadas pela Corsan está a instalação de um booster (bomba) junto ao reservatório do bairro São João (foto 1). O equipamento elevou a pressão na rede, aumentando o abastecimento nas partes mais altas do município, atendendo, ainda, o bairro Laranjeira. “Elevamos de 7 MCA para 12 MCA a pressão da água, o que certamente reduzirá o risco de interrupção dos serviços”, destacou o coordenador operacional da Superintendência Regional da Corsan, Cristian Freitas, fazendo referência ao índice chamada de Metro-Coluna-Água (MCA). “O mínimo exigido éde 10 MCA. Já estamos em 12 e nosso objetivo é chegar aos 15”, completou.

Segundo o superintendente Regional da Corsan, Felipe Agostinho Caimi, a companhia também trabalha para construir outro reservatório de 100 m³. “Nosso primeiro passo é providenciar a base, o que deve ocorrer até final de janeiro. No mais, seguimos monitorando a pressão do reservatório já existente no bairro São João e que atende cerca de 80% da população. O booster possui inversor de frequência automático. Esta estratégia é muito utilizada em lugares autos para garantir o abastecimento”, disse. Entre outras ações previstas, a longo prazo, destaque para a construção de outros reservatórios com capacidade para 100 m³ ou a construção de uma estrutura com 500 m³. “Também estudamos alternativas para mudar o local de capacitação de água para o município para potencializar o serviço”, concluiu.

O vice-prefeito Eder Ciceri agradeceu a SOP e a Corsan pelo trabalho e se mostrou “confiante com a solução do problema”. Estiveram presentes na agenda o presidente da Câmara, Airton Giacomini, o vice-presidente Paulo Cesar Cornelius, os vereadores Adilson Evandro Martins, Alessander Negreiros Fritscher (Alex), Antônio Manoel Pereira, Antonio Gilberto Portz (Betinho) e Tiago Pedroso.

O diretor da SOP, Jean Bordin, também visitou estruturas do Sistema de Abastecimento de Água (SSA) de Estrela, sendo recebido pela chefe da unidade Silvani Inês Scheid.

Data de publicação: 22/12/2017